Governo estuda linhas de trem intercidade compartilhada

Muitas cidades têm linhas que só trabalham trens cargueiros.

Por Sulivan Damasceno

A malha ferroviária de transporte público em São Paulo, precisa ser revista urgentemente. Isso deve acontecer este ano segundo o governador Geraldo Alckmin.

Para Alckimin, a proposta do governo do Estado seria compartilhar as linhas que operam atualmente com trem cargueiro para atuar também com Transportes para passageiros. Uma das propostas é reduzir a saturação das rodovias.

Uma empresa alemã lidera o consórcio contratado pelo valor R$ 20,8 milhões terá quase dois anos propor ideias de melhoria no transporte de carga e de passageiros no período de 50 anos para a chamada Mecatrópole Paulista. No projeto, estão as cidades de Sorocaba, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba, estas juntas concentram 75% da população (33 milhões de pessoas) 80% do PIB Paulista.

A malha ferroviária atualmente tem 1.375 km de ferrovia, no entanto, apenas 22% são usadas para transporte de passageiros, sendo que quase toda a rede é restrita na grande São Paulo. Este ano o governo espera contratar o primeiro edital de transporte para o primeiro trecho ligando a capital a cidade de Americana na região de Campinas, ao qual deve ligar as cidades de Jundiaí e Campinas num percurso de 135 kilômetros, com trens de média velocidade VB e com nove estações, R$ 5 bilhões de investimento previsto. 

Comentários