Há 50 anos, a F1 perdia um dos maiores talentos da história do automobilismo, Jim Clark

Jim Clark era apelidado de o Escocês voador.

Por Sulivan Damasceno

A Fórmula 1 é um esporte fascinante e que encanta e atrai milhares de pessoas pela sua simpatia e emoção. Mesmo diante de momentos difíceis ao qual muitos colocavam em risco a própria vida.

Na década de 60, a F1 vivia um apogeu de vitórias memoráveis com pilotos que ao mesmo tempo corriam por romantismo e paixão. Nesse contexto falaremos da história de Jim Clark, escocês voador com talento que o fizeram conquistar vitórias e títulos memoráveis.

Foi considerado o piloto que disputou categorias diferentes além da F1. Isso porque a categoria máxima não angariava boa premiação e salários altos. Clark foi foi fiel a Lotus até o fim de sua carreira 

Sua parceria com Collin Chapman, fundador e dono da Lotus que conseguiu encontrar no piloto um talento nato na pista. A Lotus foi bem sucedida graças ao Clark. 

Jim Clark disputou categorias paralelas com a F1, Nascar, Fórmula 2, Fórmula Indy, Copa da Tasmânia. Ganhou nas 500 milhas de Indianápolis.

Ganhou 25 corridas, uma a mais que Juan Manuel Fangio, que era o maior vencedor até então. Tem 33 poles position, marca esta que foi superada 15 anos depois por Ayrton Senna.

Seus títulos foram em 1963 e 1965. Número de pontos 255. Seu começo na F1 foi discreto mas chamou a atenção dos rivais que o viram como puro talento.

Em 63, Clark se envolveu em um acidente quando Von Trips tentou ultrapassar, a Ferrari de Trips foi arremessada contra a arquibancada, matando 13 pessoas além de Trips. Jim Clark foi responsabilizado pelo acidente mas segundo o escocês, o erro era do alemao da Ferrari.


O estado que ficou a Lotus de Clark

Em 1968, o ano parecia ser da Lotus com Jim Clark, vencende logo de cara a primeira prova na África do Sul. Em seguida, Jim  foi optar por correr na F2 para promover o principal patrocinador do time, mas sem premiação, prometendo que não ia se envolver ou brigar por posições.

Clark só aceitou correr naquele 7 de abril de 68 devido a insistência de Collin Chapman, Jim fez uma corrida simples, quando na quinta volta, a sua Lotus varou a floresta, capotou várias vezes e matou o escocês voador rapidamente quando foi parar em uma das árvores, a morte foi instatanea.

As causas mais prováveis do acidente foi que houve um furo no pneu da Lotus. O fato é que a F1 perdia seu principal nome com um talento fora da e política.

A Lotus e principalmente Collin Chapman ficaram abalados pela perda de Clark. Jim tinha muita vontade de se recolher as suas terras e cuidar de seu gado, naquele ano de 68, a Lotus seria campeã com Graham Hill.



Clark era fazendeiro e mesmo nas pistas sentia muita falta da antiga vida.

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