Trem mais velho da CPTM está com os dias contados.

Trem da série 1100 é originalmente da década de 50.

Por Sulivan Damasceno

O trem mais velho em circulação no estado de São Paulo, finalmente será desativado, abrindo espaço para os novos modelos vindo da CAFE e da HYUNDAI. Modelo atualmente está operando na linha 7-Rubi (Francisco Morato - Luz). 

Com a chegada dos modelos 8500 e 9500, as máquinas sem ar condicionado estão perdendo espaço. O modelo antigo 1500 foi fabricado pela Mafersa e chamado de TUE 100, a incomenda foi feita pela antiga linha Santos-Jundaí, sendo dundada como São Paulo Railway.



Fez parte da antiga companhia CBTU que gerenciou durante muitos anos os trens que assumiu a estatal em 1984, teve diversos acidentes com esse modelo. Em 1992, mesmo com o novo modelo Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) o modelo continuou em operação e em 1997, o modelo mudou de "cara", sua frente que era toda de fibra de carbono foi reformada e ganhou uma nova parte mais robusta e com espaço para cabine, mas o som e o ar quente continuavam dentra da composição que tinha o mesmo banco.

Em Seus últimos anos, foi colocado para prestar serviço isoladamente na linha 7-Rubi. De Francisco Morato a Jundiaí, mesmo com mais de 60 anos de existência é considerado um modelo versátil e resistente.

Hoje só existe um exemplar em atividade e só está ainda porque os novos modelos da CPTM ainda não chegaram e quando vier sairá de cena. Estão organizando uma festa de despedida para o modelo que convida fãs para ver a última viagem do modelo.

Ainda existe modelos antigos de outras séries que estão na reserva dos novos e fazem trechos menores, estes também mais adiante poderão sair de circulação também.

Comentários