Em entrevista exclusiva, a pré-candidata a deputada estadual, professora Sonia fala sobre seus planos e projetos sociais para ajudar a população de São Paulo e principalmente o município de Carapicuíba.
![]() |
| Professora Sônia na Convenção que lança sua pré-candidatura a deputada pelo estado de SP. |
Sulivan Bruno
Com quase 30 anos de carreira política, a ex-vereadora e pré-candidata, professora Sônia, como é conhecida por todos, conseguiu grande destaque como vereadora através de seus projetos sociais e serviços prestados para a população, principalmente para os moradores de Carapicuíba-SP, município da Grande São Paulo. Em entrevista esclusiva ao site Memory Avance, a vereadora explicou seus principais objetivos e metas se eleita deputada pelo estado e sua principal meta para a população.
Focada nas eleições de 2018, pré-candidata a deputada estadual pelo partido Solidariedade, no domingo (22), ela participou da convenção com seu partido para disputar a corrida para deputada pelo estado nas eleições que começa no dia 7 de outubro, Sônia e mais 94 candidaturas do partido. Mesmo sendo pelo estado de São Paulo, a pré-candidata, promete que irá dar foco na cidade de Carapicuíba.
Projetos Sociais
Os Projetos Sociais idealizados pela professa Sônia e sua equipe de voluntários, visam dar oportunidade as pessoas que estão desempregadas em busca de oportunidades no vasto mercado de trabalho, tendo como seu ''braço direito:
"Mutirão do Emprego". Sobre o proejto, Sônia foi enfática em dizer que emprego é importante para todos, seja em qualquer área: "Temos mais de 35 mil pessoas empregadas, são mais de 25 anos com esse projeto Mutirão do Emprego, eu realizo em Carapicuíba, já faz um três anos que além daqui, fui procurada para fazer o mutirão do emprego em outros lugares, tem a inauguração de um mercado, eles me procuram e eu vou la, sendo referência no Mutirão do Emprego, o RH (Recursos Humanos) das empresas acabam me procurando", disse ela, Sônia deixa explícito sua satisfação quando a pessoa consegue emprego através do Mutirão.
![]() |
| Professora Sônia promete dar um foco especial na Educação. |
E seu outro projeto social é voltado a castração de animais, Sônia relata que antes de se tornar política, tinha pavor da famosa carrocinha de animais, que levavam os bichos para a eutanásia. Segundo ela o projeto social é ajudar os animais que vivem desamparados na rua e explica que a castração é paga e uma parte desse fundo e para ajudar os cachorros que estão na rua:
"Eu tinha pânico quando via a carrocinha na rua, e nesses 15 anos, também com um grupo de voluntários que também são "amantes" dos animais, nós fazemos a castração Social, que é paga, o proprietário agenda o dia, paga o valor, que é 70% mais barato que o preço comercial, parte dessa porcentagem que ele paga, vai para um fundo, para pagar veterinários da Clínica Social, animal sente dor, sofre, é desamparado na rua", disse Sônia.
EDUCAÇÃO
Como professora, Sônia deixa claro que para se ter uma sociedade melhor e mais igualitária, tudo começa na educação e instruir os jovens de agora para o futuro, sobre isso, se eleita, a candidata do Solidariedade, promete que a creche vai ser de período integral para as crianças:
"Eu pretendo dar atenção maior ao escola básica, a creche em período integral, ou seja, da creche ao nono ano, para que a criança passe o dia inteiro na escola, a criança vai a escola e os pais vão trabalhar tranquilo. A criança aprender a educação básica, para que ela possa aprender operações de Matemática, gramática, da redação, da gramática, pois aquela criança, depois que terminar o ensino medio, ela vai estar preparada para disputar um concurso público", afirma professora Sônia.
Outro ponto levantado foi a questão da aprovação automática, na visão dela, o investimento que o governo Federal, Estadual e das prefeituras tem que ser na educação básica: "O investimento do Governo Federal, do governo estadual, das prefeituras, tem que ser na educação básica, da creche ao fundamental, pode período integral, aonde a criança pode ter lazer, descanso, alimentação, tendo matérias pedagógicas, sair do ensino médio preparada" disse ela.
Transporte
Há alguns meses, em São Paulo a EMTU, extinguiu diversas linhas importantes que ligavam a grande São Paulo a capital, municípios como: Itapevi, Jandira, Barueri, Pirapora e Carapicuíba, foram afetadas com a mudança. Sobre isso, professora Sônia se diz totalmente contra e acredita que a mobilização de todos é que pode ajudar a mudar a situação: "Sou totalmente contrária, a pessoa vem lá de Pirapora, de Itapevi, vem de Santana de Parnaíba, vem Jandira, Barueri e Carapicuíba, para pegar no terminal do 21 (Luiz Bartolosso). Isso também vou lutar também, isso foi um erro da EMTU, o povo tem a voz, o povo tem a força, tiraram o clínicas daqui, as pessoas que tem consulta marcada, muitas vezes debilitado, isso precisamos lutar, sou uma cidadã que não vou aceitar isso, como deputada, posso elaborar um projeto para voltar a ser como era antes", disse ela.
Saude
Uma das principais necessidades da população principalmente no município de Carapicuíba é a saúde, nisso Sônia afirma que é preciso investir nas Unidades básicas de saúde, dando apoio e suporte, novos equipamentos e extendo o tempo de atendimento: "Sobre as unidades básicas de saúde, eu vou lutar pela polícia de saúde preventiva. Então é melhor investir nas unidades básicas de saúde para atender melhor a população, extender o tempo de atendimento. A pessoa sai do trabalho umas 18:00 e não se sente bem e precisa de atendimento, então as unidades com mais tempo aberto, ficam melhor, colocá-las se segse segunda a sábado. Trazer recursos para melhorar os equipamentos", disse ela.
Sobre o Hospital Infantil de Carapicuíba, localizado na Vila Cretti, professor Sônia acredita que o prefeito poderia ter colocado a unidade no Centro da cidade.
E como pré-candidata a deputada pelo estado de São Paulo, professora Sônia diz que se eleita vai defender a segurança pública e infraestrutura nas cidades paulistas. Animada e com vontade de fazer mais, Sônia se diz pronta e motivada para lutar ainda mais por Carapicuíba e por todo o estado de São Paulo.
Fotos: Gentilmente cedidas pela Professora Sônia e com a colaboração de Marcelo Damasceno
Fonte - Professora Sônia em entrevista exclusiva ao site Memory Avance




Comentários
Postar um comentário