Professor da FGV diz que Moro não tem competência para desacatar decisão de Favreto e não permitir liberdade de Lula.
![]() |
| De férias, Moro desacatou mandato de ordem de liberdade de Lula do Favreto. |
Sulivan Bruno
Juiz de primeira instância, Sérgio Moro, segundo o professor do FGV Conrado Gontijo, o juiz de Curitiba não tem autoridade de desacatar pedido do desembargador Rogério Favreto que emitiu um pedido de soltura do ex-presidente Lula. O pedido foi feito neste domingo (8).
Após pedido de Favreto, Sérgio Moro de imediato não acatou a decisão para que chegasse a decisão nas mãos do desenbargado da Lava-Jato, Gebran Neto, este revogou da decisão e manteve Lula preso. Porém, Favreto persistiu no pedido e exigiu que eles tivesse até uma hora para soltar Lula.
Após o impasse da "queda de braço", o presidente do TRF4 foi acionado, e sua decisão foi de manter Lula preso em Curitiba. No entanto, o impasse persiste e não tem prazo para terminar.
Para Conrado Neto, a decisão de Moro é arbitrária e Moro pode até questionar a decisão de Gontijo mas ele não pode se impor a decisão do desenbargador: "Moro teria que ogrigatoriobriga acatar a decisão do protagonista que é quem está investido da competência para julgar essa competência para julgar esse caso hoje. O papel do juiz de primeiro grau é de execução nesse tipo de situação. Ele não tem que questionar a decisão", disse Gontijo.
Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. A decisão foi do Juiz Sérgio Moro.
A defesa de Lula e quem apoia o petista alega que Moro age de forma arbitrária e sem imparcialidade e de forma política, além de liga-lo ao PSDB, partido da direita. Moro. Uma dos fotos que fazem as afirmações da esquerda virar a tona, são as fotos de Moro com Aécio Neves e a cúpula do PSDB.
FONTE - Uol.com

Comentários
Postar um comentário