4 em cada 10 bebês nascem antes do tempo ideal.

Segundo pesquisa, bebês que nascem antes do tempo ideal tem chances maiores de adoecer.

SULIVAN BRUNO

Duas novas 'epidemias' que tem relação com a cesaréia, no caso de bebês prematuros (menos de 37 semanas de gestação) e os chamados 'termos precoce', que nascem em uma fase posterior, com 37 a 38 semanas. Estudo divulgado pela UCPel mostra que entre 4 e 10 crianças nascidas no Brasil em 2015, tinham menos chances de gestação, considerado o período ideal.

Segundo o estudo, bebês que nascem com essa idade gestacional, tem maior risco de adoecer e no futuro de apresentar problemas e dificuldades no aprendizado: "Vivemos três epidemias interligadas. É um grave problema de saúde pública, que pode trazer impacto a curto, médio e longo prazo", afirma o coordenador do estudo, professor Fernando Barros.

O tema foi publicado pela revista BMJ open, o trabalho alerta para as consequências desse fenômeno, principalmente na situação atual que o país enfrenta na crise econômica que afeta serviços essenciais de saúde, como saúde pública e educação. O objetivo da pesquisa é expor mensura de partos antes do período antes do período, considerado que o nascimento é melhor entre 39 a 41 semanas de gestação.

Fonte - R7.com
Foto - R7

Comentários