Maioria dos ministros do STF votam contra candidatura do ex-presidente Lula.

Lula está preso em Curitiba e por decisão do TSE não pode se candidatar e disputar eleição.

Sulivan Damasceno

Ainda em andamento e tendo como última relatora a ministra Rosa Weber, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu a maioria contra a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão do placar até então está por 5 votos contra o registro e 1 a favor. 

Dos ministros que votaram contra a candidatura do petista estão: Tarcísio Viveria, Ademar Gonzaga, Og Fernandes, Jorge Mussi e Luiz Roberto Barroso.

O único que votou a favor da candidatura de Lula, foi Edson Fachin, alegando que estava cedendo a uma decisão da ONU (Organização das Nações Unidas). Todos que votaram contra foram de acordo com a lei da Ficha Limpa.

Edson Fachin foi o único que votou a favor.

Mesmo com a decisão dos ministros comandada por Luiz Roberto Barroso, o PT divulgou a imagem de Lula na propaganda eleitoral. Com a impugnação confirmada de Lula, o Partido dos Trabalhadores tem como plano B o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e como vice Manuela D'Ávila (PCdoB).

Se para o lado do PT as informações não foram agradáveis, do outro tem que se comemorar. As candidaturas de Eymael (DC) e de Geraldo Alckmin (PSDB) tiveram seus registros confirmados pelo TSE.

FONTE - uol.com

Comentários