A princípio os coletivos ainda estão em fase de testes![]() |
| Ônibus movido a energia solar aqui no Brasil |
Por Sulivan Damasceno
Uma grande inovação que ainda está em fase de testes aqui no Brasil é o surgimento de ônibus elétricos e com tecnologia provida de energia solar. O modelo de testes, já ultrapassou 100 mil quilômetros rodados desde seu lançamento em 2016.
O projeto está sendo testado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), veículo que ficou conhecido como eBus, entrará em nova fase no dia 11 de março de 2019. Data que coincide com o lançamento do ano letivo da instituição.
Segundo o professor Ricardo Ruther, que coordena a iniciativa, explicou que nesse dia terá como lançamento a campanha de financiamento coletivo com o intuito de captar recursos e patrocínios tendo como visibilidade e dar continuidade ao programa. Um projeto voltado apenas para o projeto.
Inicialmente, o projeto começou a entrar em funcionamento no dia 29 de dezembro de 2014, com o apoio do ministério. Segundo Ruther, o projeto foi confiado a Fundação Stemmer para pesquisa, Desenvolvimento e inovação (Feesc) com o objetivo de Construir e avaliar o desempenho de um ônibus elétrico (eBus), 100% alimentado por energia solar, utilizando baterias de íons e lítio, que são para equipar veículos desse tipo.

Comentários
Postar um comentário