Ratzenberger morreu um dia antes de Ayrton Senna em Imola![]() |
| Piloto estava estreando na F1 em 1994. |
Por Sulivan Damasceno
MEMÓRIA DO ESPORTE
Por Sulivan Damasceno
Há exatos 25 anos o piloto novato na F1, Roland Ratzenberger, da Áustria, morria de forma trágica nos treinos classificatórias para o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. O piloto perdeu o controle de seu carro da equipe Simtek, devido a uma quebra na asa traseira, passou reto na Villeneuve e se espatifou num muro de concreto a mais 300km por hora.
O acidente destruiu o Simtek de Ratzenberger, abrir um buraco no cockpit. Roland teve traumatismo craniano, múltiplas fraturas, a pancada foi tão violenta que dava para se ver o sangramento do piloto pela parte externa de seu capacete.
Uma falha estrutural no carro da Simtek, é a análise objetiva do acidente, Ratzenberger estava na sua segunda corrida na F1, antes da temporada, o piloto chegou a testar pela primeira vez o carro no circuito de Imola, e chegou a dizer: "Minha maior emoção foi ter feito meu primeiro teste aqui em Ímola".
Além de Ratzenberger, a sua equipe, a Simtek era novata naquele ano. O time não tinha experiência na construção de monopostos, o chassi daquela máquina que o simpático austríaco morreu era frágil demais e o piloto chegou a dizer que devido as restrições orçamentárias, não ia expor o carro a acidentes.
![]() |
| Piloto morreu praticamente de forma instantânea com a batida. |
Segundo fontes, na volta anterior do acidente, Ratzenberger havia passado muito forte em cima da zebra e danificado a asa do seu carro, mas ao invés de parar no box para fazer o reparo, deu sequência e aonde encontrou o fim, virando um passageiro em seu carro desgovernado. O time "Roxo" era patrocinado naquele ano pela televisão americana de música rock, MTV.
Na primeira corrida do ano, que foi no Brasil, em Interlagos, Ratzenberger não conseguiu se classificar para a corrida. Já no Pacífico, Japão, terminou a prova em décimo primeiro, seu companheiro de equipe naquele ano era o também novato David Brabham, filho do campeão e lendário piloto Jack Brabham, este que era um dos sócios do time, por isso que seu filho conseguiu uma das vagas na equipe.
Mesmo com uma idade de pico na F1, Ratzenberger juntou todas as suas economias e pagou para correr na categoria mas somente a Simtek tinha essa vaga. Infelizmente sua passagem na F1 foi curta, dificilmente iria pontuar na temporada por causa do carro ruim da Simtek Ford.
Um final de semana pesado e triste, pois Senna (Williams-Renault) morreria na corrida, na sétima volta. Um GP que não podia ter acontecido.
Fonte - Sulivan Damasceno e Memory News
Fotos - Divulgação


Comentários
Postar um comentário