Trecho de extensão da linha 9-Esmeralda é homologado pela CPTM para a construtora responsável pela obra
Quando a extensão for completada, os trens da linha 9-Esmeralda devem atender 111 mil passageiros por dia.![]() |
| A extensão vai aumentar a demanda de passageiros da linha 9 Esmeralda. |
Por Sulivan Damasceno
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) homologou a Engibras Engenharias S.A. para executar as obras do segundo lote da extensão Grajaú. A nova extensão leva até Varginha, os trechos que são entre a Mendes e Varginha.
O custo da obra está previsto para R$ 87 milhões (R$ 87.028.824, 18), sendo o contrato de 30 meses, desses, 18 é para as obras 12 para operação assistida. As obras foram dívididas em dois trechos, sendo que cada um tem um contrato diferente.
O primeiro trecho é entre a atual estação Grajaú, que atualmente é o terminal e a estação Mendes. Já o segundo lote é entre a estação Mendes e o futuro Terminal Varginha.
Um total de 4,5 km de extensão, certamente aumentando a demanda da linha 111 mil passageiros por dia. As obras tem como um dos apoio financeiro, R$ 500 milhões pelo antigo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Segundo estimativas da CPTM, o trecho entre a estação e atual terminal Grajaú e a estação Mendes, está previsto para o segundo semestre de 2020. Já o trecho entre a estação Mendes e o futuro Terminal Varginha, está previsto para o segundo semestre de 2021.
A CPTM ainda prevê concluir a implantação do sistema novo de sinalização, denominado ATO, no trecho e Osasco e Grajaú, isso faz com que a regulação automática dos intervalos e minimiza atuação dos maquinistas no controle dos trens. Tanto a linha 9 Esmeralda, como a linha 8 Diamante deve ter a sua primeira concessão da CPTM à iniciativa privada.
Fonte - Diário do Transporte
Foto - Divulgação

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