Lula é solto após decisão do STF sobre prisão em segunda instância

Ex-presidente ficou 585 dias encarcerado em Curitiba após decisão do até então Juiz Sérgio Moro, hoje Ministro da Justiça

Ex-presidente Lula sendo liberado da prisão - Imagem: Reprodução 

Por Sulivan Damasceno

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi solto da Superintendência da PF (PF) em Curitiba na tarde desta sexta (8). Lula demorou para deixar a prisão e quado saiu foi abraçado e recepcionado por Linderberg Farias (ex-senador), a líder do PT (Partido dos Trabalhadores) e presidente Gleisi Hoffmann e o deputado federal Waldih Damous e disse a militância do partido: "Vocês são o alimento da democracia", disse ele.

A decisão foi tomada pelo juiz Danilo Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que está em férias e é a responsável pela execução penal de Lula. 

O petista foi beneficiado pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que em julgamento finalizado ontem, proibiu a prisão após a condenação em Segunda Instância, Caso de Lula. A defesa do ex-presidente havia entrado com pedido de soltura no final da manhã de hoje. 

Nas palavras do juiz: "Determino no curso do processo, que as autoridades públicas e os advogados do réu ajustem protocolos de segurança para o adequado cumprimento da ordem evitando-se situações e risco à segurança pública", escreveu o juiz.

A decisão teve efeito vinculante após decisão do STF. Após protocolar o pedido, Zanin foi à Sede da Justiça Federal de Curitiba para falar com o Juiz.

Desde 2018, o ex-presidente estava preso na Capital paranaense desde abril de 2018 em razão da sentença que recebeu o processo do triplex, derivado da Operação Lava Jato. A confirmação pelo STJ (Tribunal Superior de Justiça), uma espécie de terceira instância, o caso ainda será encaminhado ao STF.

Em seu discurso, após sair da prisão, Lula atacou Bolsonaro e o seu "algoz" o ex-juiz Sérgio Moro, além de atacar o MP. Ainda Lula apresentou sua filha, sua nova namorada, falou que não vai desistir e vai lutar para mudar a vida do povo brasileiro. 

Fonte - uol.com






Comentários