Olimpíada de Tóquio é adiada por causa do surto de coronavírus

Pandemia de coronavírus fez evento ser adiado em Tóquio numa decisão conjunta entre Japão e o COI

Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe em reunião com os outros membros do governo em Tóquio - Imagem: Jiji Press/AFP

Sulivan Damasceno 

Após muitos questionamentos, críticas por parte de atletas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tomou um posicionamento a respeito das Olimpíadas de Tóquio realizada este ano. Devido ao surto de coronavírus, a entidade e o governo em Japonês e a entidade entraram em acordo para o adiamento as Olimpíadas e Paralimpíadas. 

A cerimonia de abertura está marcada para o dia 24 de julho, enquanto o evento para o paraolímpico começariam no dia 25 de agosto. Uma nova data de abertura ainda não foi confirmada pela entidade, o anúncio foi feito hoje (24), depois de uma videoconferência entre as autoridades japonesas e membros do COI, cogita-se até em ser realizada apenas em 2021. 

Um dos pôsteres das Olimpíadas em Tóquio



É a primeira vez na história que o evento será adiado. É bom lembrar que em outras oportunidades, como por exemplo das duas Guerras Mundiais, a competição foi cancelada: 1916, 1940 e 1944. Em 1940, o evento foi justamente em Tóquio. Porém, os Jogos Olímpicos de Inverno porém haviam passado por isso: nos anos 1990, o COI adiou o evento de 1992 para 1994, para evitar os dois grandes eventos no mesmo ano, as duas Olimpíadas eram realizadas no ano de 1924. 

Fonte - uol.com

Comentários