Senna sonhava guiar para Maranello e encerrar sua carreira correndo com o carro vermelho![]() |
| Senna ficou parado após rodar na junção em Interlagos no ano 94 - Imagem - Reprodução |
SULIVAN DAMASCENO
A temporada de 1994 ficou marcada pela contratação de peso do brasileiro Ayrton Senna, pela escuderia Williams, na época, a maior e mais rica equipe da F1. No entanto, as coisas não foram como Senna queria e o brasileiro via outra alternativa na F1, a Ferrari.
Presidente da Ferrari (1991-2014), Luca de Montezemolo, disse em entrevista a emissora italiana Sky, que o brasileiro se encontrou na residência do mandatário da Ferrari, em Bolonha, cidade próxima a Imola, palco da terceira e última corrida de Senna naquele ano. O ex-mandatário da Ferrari disse que o brasileiro tinha 2 desejos, um era deixar a Williams e o outro correr pela Ferrari: "Ayrton Senna chegou a minha casa em Bolonha, na quarta-feira, antes do tráfico acidente em Imola. Ele apenas me disse que queria correr conosco a todo o custo, mas também me disse que queria se livrar da Williams a qualquer custo", disse ele.
![]() |
| Senna com sua Williams em Interlagos - Imagem: Reprodução |
Na década de 90, a escuderia italiana queria a qualquer custo retornar ao topo na F1 e Senna poderia ter sido o piloto a levar o time a isso. Depois de anos sofridos e sem ter um carro competitivo na categoria.
Depois de dois anos em que a Williams dominou a F1 com o "carro de outro planeta", o brasileiro queria a qualquer custo ir para o time de Sr. Frank, ele conseguiu isso em 94, entretanto, o carro não saiu como esperado. Houve mudança drástica no regulamento, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) baniu componentes que fazia os carro serem estáveis na F1 (controle de tração, freio ABS, suspensão ativa, diminuíram pneu e aerofólio) fazendo o monoposto ser mais instável. Como a Williams foi a equipe que mais se deu bem com esses componentes, acabou sendo a mais afetada.
![]() |
| Senna preocupado com a corrida em Imola - Imagem- Reprodução |
O FW16 de Senna era difícil de pilotar. A primeira corrida no Brasil (Interlagos) Senna perdeu a posição para Schumacher na troca de pneu e reabastecimento e depois na tentativa de alcançar o alemão da Benneton, rodou na junção. A segunda corrida no Japão (Aida), Senna foi tocado por trás pela McLaren de Mika Hakkinen, e abandonou e Schumacher venceu de novo.
![]() |
| A provável causa do acidente foi a quebra da coluna de direção de seu Williams-Renault - Imagem: Reprodução |
A terceira corrida foi em San Marino (Imola) tinha tudo para o campeonato começar a partir dali, no entanto, foi um fim de semana trágico. Na sexta, Rubens Barrichello, sofreu um grave acidente com sua Jordan, no sábado, o austríaco Roland Ratzenberg, se estatelou com seu frágil carro da Simtek. No domingo (1° de maio), Senna bateu sua Williams na curva Tamburello, devido a uma quebra na coluna de direção, morrendo algumas horas depois no hospital.
Fonte - Uol.com




Comentários
Postar um comentário