Presidente Jair Bolsonaro é eleito a "Pessoa Corrupta do Ano"

 O descaso com a Amazônia, a proximidade com pessoas presas ou acusadas pela justiça, o modo como tem tratado a pandemia, são alguns dos motivos 


Presidente Jair Bolsonaro (imagem: Reprodução)

SULIVAN DAMASCENO 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi eleito pela Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP - Plataforma de Jornalismo Investigativo e Independente) a "Pessoa Corrupta do Ano de 2020". A entidade analisa casos de crime organizado e corrupção em países na Europa Oriental, Ásia Central e América Central. 

Além do presidente do Brasil, a lista conta com o presidente Donald Trump (EUA) e Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia: "Eleito após o escândalo da "Lava Jato" como candidato anticorrupção, Bolsonaro cerceou de figuras corruptas, usou propaganda para promover agenda populista, mirou o sistema de justiça e travou uma guerra destrutiva contra a Amazônia", descreveu o site, sobre Bolsonaro. Sobre Trump e Erdogan: "Ambos também lucraram com a propaganda, minaram as instituições democráticas em seus países, politizaram seus sistemas de justiça, rejeitaram acordos multilaterais, recompensaram círculos corruptos e moveram seus países da lei e da ordem democráticas para a autocracia", disse ainda a pesquisa. 

Na pesquisa também são citados o filho #1 do presidente, senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

O título de "Pessoa Corrupta do Ano" também já foi dado a Nicolás Maduro (2016) e Vladmir Putin (2014). 

Fonte - TV Cultura

Comentários

  1. O que significa esse presidente a vergonha para o nosso brasil nao esta nem ai com o povo so pensa em si mesmo

    ResponderExcluir

Postar um comentário