Paciente da Bahia que supostamente foi infectado pelo Candida auris
![]() |
| Anvisa recomendou reforço da vigilância ambulatorial no serviços de saúde no país (imagem: reprodução) |
SULIVAN DAMASCENO
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi emitido um alerta, nesta segunda (7), sobre um possível caso de paciente com Candida auris. O fungo é um dos mais temidos do mundo, por ser resistente a medicamentos e pode levar à morte de 30% a 60% dos casos de infectados.
No alerta emitido pela Anvisa, foi afirmado que o Candida auris (C. auris) "é um fungo emergente que representa uma série de ameaça à saúde pública". Segundo o alerta emitido pela Anvisa, o fungo foi identificado em "amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI num adulto em hospital na Bahia".
A amostra foi avaliada pelo Laboratório Central da Saúde Pública Profº Gonzalo Moniz (Lacen-BA), em Salvador, e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O Candida auris teve origem pela primeira vez em paciente no Japão, em 2009. Desde então, vários países tiveram casos confirmados, a Venezuela lidou com o surto de fungos em 2012 e 2013, a Inglaterra, em 2015 e a Colômbia, em 2016.
Fonte - ig.com

Comentários
Postar um comentário