Enriquecimento de urânio é retomado no Irã em resposta ao rompimento do pacto nuclear

 A resposta é dada pelo Irã aos Estados Unidos através do fim com o Pacto nuclear, que começou em 2015

Irã retomando o investimento com o urânio em 20% (imagem: Reprodução)

SULIVAN DAMASCENO 

O irã acabou retomando o enriquecimento de urânio a 20% em uma instalação nuclear subterrânea, informou o governo hoje, rompendo o pacto nuclear em 2015, através de grandes potências e possivelmente complicando os esforços do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para voltar com o acordo. 

A medida é recente violação iraniana do acordo, que acabou começando a infringir em 2019, numa resposta à saída dos Estados Unidos do pacto em 2018. Isso por causa da reimposição de sanções dos EUA, que estava suspensas sobre o acordo. 

A decisão é uma das outra tantas mencionadas em uma lei aprovada pelo Parlamento do Irã, no mês passado depois da morte do principal cientista nuclear do país, que o Teerã atribui a Israel. Estas medidas podem dificultar as tentativas do governo Biden de voltar ao acordo. 

O objetivo do acordo era de estender o tempo que o Irã precisa para produzir material físsil o suficiente para uma bomba nuclear, que assim o desejasse, de cerca dois a três meses para pelo menos um ano. Além disso, o pacto suspendeu sanções internacionais contra o Teerã. 

Fonte - Agência Reuters 

Comentários