![]() |
| Cartão BOM vai deixar de existir e vai ser substituído pelo TOP (Reprodução) |
Segundo o Governo do Estado de SP, medida é para modernizar os meios de pagamento do transporte público no estado
Desde 2004 o cartão BOM, que foi uma promessa do até então governador do estado Geraldo Alckimin (PSDB) se tornou o principal sistema de pagamento de transporte para poder andar nos ônibus intermunicipais, em alguns ônibus municipais que aceitam o BOM, linhas da CPTM e o Metrô, podendo ser de fácil acesso a população. No entanto, o seus dias úteis de existência estão terminando, pois o governo do estado lançou o cartão TOP, que é mais moderno e terá acesso aos ônibus metropolitanos, as linhas de trem da CPTM e o Metrô.
Assim como o BOM era usado em 39 municípios, o TOP agora vai suprir esta função, assim como o Bilhete Único na capital do estado, oferecendo descontos nas integrações. O TOP, assim como o BOM fazia, vai abater R$ 1, 50 da passagem das integrações entre ônibus intermunicipais com o trem.
Para solicitar o cartão TOP você deve ir nos postos de atendimento ou online, inclusive via aplicativo. A nova ideia da modalidade é fazer com que os passageiros comprem bilhetes avulsos digitais para viagem.
Inclusive as estações estão recebendo postos de autoatendimento para retirada do cartão TOP. Os bilhetes são em modelo QR Code, os códigos são lidos quando colocados nas catracas.
Além da troca, o TOP oferece uma opção de conta digital para usuários, com opções de transferência via Pix, para visualizar o extrato e pagamentos de contas. Já no transporte público, é possível consultar saldo e fazer recargas pela própria plataforma.
QUANDO VAI ACABAR O PRAZO DE VALIDAÇÃO DO CARTÃO BOM?
Passageiros que ainda estiverem com o cartão BOM devem se atentar a transição para o TOP. A troca já está acontecendo, desde o dia 5 de novembro de 2021 (sexta-feira). O prazo final para se fazer transferência acaba mudando dependendo da categoria, no entanto, o último dia será 31 de março de 2022.
Fonte - Jornal DCI

Comentários
Postar um comentário