Novas revelações dos áudios vazados de diálogos mostram que o diretor da corrida seguiu orientação da Red Bull

 

Momento em que Michael Masi recebe orientação da Red Bull para favorecer Max Verstappen (Reprodução) 

Max Verstappen foi campeão após passar Hamilton na última volta 


SULIVAN DAMASCENO

Uma nova revelação sobre o polêmico GP de Abu Dhabi, onde Verstappen passou Hamilton na última volta pra ser campeão. Mensagens vazadas mostram que o diretor da prova Michael Masi havia burlado as regras para satisfazer a vontade da equipe Red Bull e Max Verstappen.

O regulamento oferece duas possibilidades para o diretor de prova decidir sobre os retardatários; ou todos ultrapassam o safety-car e descontam uma volta, ou nenhum deles ultrapassa o safety-car. Masi decidiu por uma opção inexistente ao mandar somente os retardatários que estavam entre Hamilton e Verstappen ultrapassarem o safety-car.

Uma decisão que além de impedir inúmeros pilotos de descontarem volta, colocou Verstappen de pneus novos e macios, imediatamente atrás de Hamilton, que tinha pneus duros de 43 voltas. Nas imagens contem rádios inéditos e chocantes de Masi essencialmente executando as instruções de Jonathan Wheatley (diretor da Red Bull) sem pensar duas vezes sobre sua legalidade ou justiça.

Confira o diálogo entre o diretor da Red Bull e Michael Masi

Jonathan Wheatley para Masi: Obviamente, esses retardatários, você não precisa deixá-los ir imediatamente e alcançar a parte de trás do pacote.

Michael Masi: Entendido

Jonathan Wheatley: Você precisa deixar eles irem…

Michael Masi: Entendido, só me dê um segundo

Jonathan Wheatley: E então teremos uma corrida em nossas mãos…

Michael Masi: Entendido


A fonte é a F1TV Inside Story



Comentários