![]() |
| Norovírus é uma doença que tem causado preocupação (Reprodução) |
Doença está a princípio na Bahia, mas todos os cuidados devem ser tomados para que não aconteça uma proliferação
SULIVAN DAMASCENO
Em Salvador na Bahia, um novo surto de vírus começa a virar preocupação para alguns órgãos responsáveis, trata-se do Norovírus. O patógeno é altamente contagioso e pelo menos foram 15 pessoa diagnosticadas com o vírus desde a última semana de abril.
Segundo a Universidade Federal da Bahia (UFBA) a transmissão da doença ocorre depois que a pessoa ingere alimentos preparados e contaminados pela mão de alguém infectado ou se leva à boca, a mão. Outro fator determinante para causar a doença é a saliva.
“O norovírus é um vírus altamente infeccioso. Passa de pessoa para pessoa pelo contato físico, pelas mãos, alimentos contaminados, água contaminada, o vômito dentro de uma casa de uma pessoa doente”, explica Gúbio Soares, virologista da UFBA, para a Agência Brasil.
Leva cerca de 48 horas para que a pessoa seja infectada com a doença e pode durar até três dias. Os principais sintomas causados pelo Norovírus é: diarréia, febre alta, dor no estômago e dor no corpo.
“A pessoa doente vai liberar uma quantidade grande de vírus. Como ele é altamente infeccioso, vai infectar as pessoas em volta, isso vai se multiplicando e pode gerar um surto grande em Salvador, como foi no passado”, completou Gúbio.
Caso a pessoa sinta o sintoma a pessoa deve de forma urgente procurar orientação médica: “Todo mundo já ouviu falar que quando chega o período de inverno, gripam mais, ficam mais doentes, então isso é natural que aconteça nesse período. Nós não estamos vivendo um surto de norovírus, as pessoas não precisam ficar com essa preocupação. Claro, vamos ter quadros gripais, há uma procura maior de atendimento”, finalizou o especialista.
Por: Olhar Digital

Comentários
Postar um comentário