![]() |
| Mago em aerodinâmica na F1, Adrian Newey (Reprodução) |
Newey procura " suas baterias após o próximo desvio que tem pela frente com a Aston Martin.
Sulivan Damasceno
Quem não se lembra de Adrian Newey? Mago em aerodinâmica e projeto de carros na categoria e um gênio na construção de monopostos que levaram times como Williams, McLaren e Red Bull ao sucesso. Agora o gênio dos carros passa umas férias no Brasil e se prepara para seu novo desafio em 2025, agora na Aston Martin.
Newey vai trabalhar com Fernando Alonso e Lance Stroll e vai buscar desenvolver um carro competitivo para o time. Não vai ser uma tarefa fácil, até porque quem o conhece e o viu em outros times, sabe que isso leva tempo e não é da noite para o dia que vai conseguir criar um carro vencedor.
Aliás uma de suas experiências, sendo a primeira em que o "mago" não fez um carro a altura foi na March, ou como depois foi chamada de Leyton House. Adrian trabalhou com o italiano Ivan Capelli e o brasileiro Maurício Gugelmin.
Seu primeiro projeto de sucesso foi na Williams onde rendeu o único título na carreira de Nigel Mansel (92) e posteriormente depois com Alan Prost (93). No final da década de 90 deu o título para Mika Hakkinen com a McLaren e depois as glórias da Red Bull com Sebastian Vettel e Max Verstappen.
Não podemos deixar de lembrar que Adrian Newey foi o projetista do carro que Ayrton Senna sofreu seu acidente fatal em 1994. Onde o "mago", mais Patrick Head e Frank Williams quase foram presos, mas sofreram processos, onde Newey admitiu um erro no projeto e design do carro FW16 da Williams.
Fonte: MEMORY NEWS/Reprodução Story

Comentários
Postar um comentário