Memória do Esporte: Hélio Castroneves pilotou um carro de F1, impressionou mas não ganhou a oportunidade da Toyota

 

Hélio Castroneves em teste com a Toyota em 2002 (Reprodução) 

Piloto fez os testes, foi bem mas foi excluído do time que preferiu da oportunidade para outro piloto 


SULIVAN DAMASCENO 

Quem não se lembra de Hélio Castroneves, um piloto rápido e multicampeão da famosa 500 Milhas de Indianápolis. E infelizmente jamais teve a oportunidade merecida de pilotar um F1.

Em 2002, Helinho tinha acabado de ser vice-campeão da IRL e foi quarto colocado na CART (isso porque a CART e a IRL se separaram e a CART tinha a Fórmula Mundial, e a IRL a Indy). Esses dois currículos chamaram a atenção da equipe Toyota na F1 que decidiu lhe dar uma oportunidade de testar um de seus carros.

Já para o lado da Toyota, o time japonês estava muito insatisfeito com o primeiro ano e os resultados obtidos por seus dois pilotos, Alan Mcnish e Mika Salo. Ambos acabariam perdendo a vaga no final de 2002.

Piloto foi bem nos testes com o carro da Toyota (Reprodução)


“Faz bastante tempo, mas eu lembro muito bem como foi. Tive uma oportunidade de fazer lá em Paul Ricard com a equipe Toyota de Fórmula 1. Na época, eles tinham duas vagas disponíveis, eu fui fazer o teste e foi muito legal o teste”, contou o brasileiro em depoimento ao site da Band.

Hélio Castroneves foi para a França participar de um dia de avaliações com o modelo TF102. Durante as sessões na pista, Helinho se adaptou com facilidade ao modelo e conseguiu bons tempos e isso chamou a atenção do time, parecia que a porta da F1 estava aberta, mas foi leigo-engano.

“Durante o teste, eles anunciaram que o Olivier Panis já tinha assinado e tudo bem, eu falei: ‘Ainda tem uma vaga’. Começamos a andar e andamos superbem. Chegou na hora do almoço e eles tinham acabado de falar que tinham assinado com o Cristiano da Matta. Eu falei: ‘Poxa, mas nem terminamos o teste ainda e já está tudo fechado?’”, lembrou Helinho.

Apesar de não ter mais chance nenhuma na F1, Helinho continuou treinando e tirando o máximo do modelo e agora sem responsabilidade nenhuma ele foi bem e melhor do que antes. Cristiano da Matta foi anunciado pela Toyota.

Fonte: Arquivo da MEMORY NEWS 



Comentários