Memória do Esporte: Hélio Castroneves pilotou um carro de F1, impressionou mas não ganhou a oportunidade da Toyota
![]() |
| Hélio Castroneves em teste com a Toyota em 2002 (Reprodução) |
Piloto fez os testes, foi bem mas foi excluído do time que preferiu da oportunidade para outro piloto
SULIVAN DAMASCENO
Quem não se lembra de Hélio Castroneves, um piloto rápido e multicampeão da famosa 500 Milhas de Indianápolis. E infelizmente jamais teve a oportunidade merecida de pilotar um F1.
Em 2002, Helinho tinha acabado de ser vice-campeão da IRL e foi quarto colocado na CART (isso porque a CART e a IRL se separaram e a CART tinha a Fórmula Mundial, e a IRL a Indy). Esses dois currículos chamaram a atenção da equipe Toyota na F1 que decidiu lhe dar uma oportunidade de testar um de seus carros.
Já para o lado da Toyota, o time japonês estava muito insatisfeito com o primeiro ano e os resultados obtidos por seus dois pilotos, Alan Mcnish e Mika Salo. Ambos acabariam perdendo a vaga no final de 2002.
![]() |
| Piloto foi bem nos testes com o carro da Toyota (Reprodução) |
“Faz bastante tempo, mas eu lembro muito bem como foi. Tive uma oportunidade de fazer lá em Paul Ricard com a equipe Toyota de Fórmula 1. Na época, eles tinham duas vagas disponíveis, eu fui fazer o teste e foi muito legal o teste”, contou o brasileiro em depoimento ao site da Band.
Hélio Castroneves foi para a França participar de um dia de avaliações com o modelo TF102. Durante as sessões na pista, Helinho se adaptou com facilidade ao modelo e conseguiu bons tempos e isso chamou a atenção do time, parecia que a porta da F1 estava aberta, mas foi leigo-engano.
“Durante o teste, eles anunciaram que o Olivier Panis já tinha assinado e tudo bem, eu falei: ‘Ainda tem uma vaga’. Começamos a andar e andamos superbem. Chegou na hora do almoço e eles tinham acabado de falar que tinham assinado com o Cristiano da Matta. Eu falei: ‘Poxa, mas nem terminamos o teste ainda e já está tudo fechado?’”, lembrou Helinho.
Apesar de não ter mais chance nenhuma na F1, Helinho continuou treinando e tirando o máximo do modelo e agora sem responsabilidade nenhuma ele foi bem e melhor do que antes. Cristiano da Matta foi anunciado pela Toyota.
Fonte: Arquivo da MEMORY NEWS


Comentários
Postar um comentário