Icônico modelo da Mercedes Benz ainda é fabricado no Irã

 

Modelo exatamente igual ao 1111 e 1113 (Reprodução) 

Veículo fez sucesso aqui no Brasil e ainda até hoje bem utilizado, no Irã ainda é fabricado


SULIVAN DAMASCENO 

Os caminhões tem diversas particularidades e muitos marcaram época, entre eles podemos relembrar o famoso Mercedes Benz 1111 e 1113, que foram fabricados no Brasil de 1964 até o final de 1980. Entretanto, um lugar ainda produz o icônico caminhão, o Irã ainda fabrica o modelo.

Se na Europa e principalmente no Brasil, o modelo foi um marco, imagine no Irã. Isso acontece porque o Irã enfrenta uma séries de embargos econômicos e praticamente não há possibilidade da entrada de modelos modernos no país. Então a famosa "Muriçoca" ainda é produzida e bem valorizada no país.

A marca que produz o caminhão é a Iran Khodro Benz, que tem usado o projeto original da Mercedes para fabricação de veículos. Isso acontece porque a Mercedes Benz (dona original do modelo) cedeu os direitos de produção para a marca iraniana em 1979. 

Nesta época a marca ainda se chamava Khawar Industrial Group. De forma inicial era produzido um caminhão por dia, só que com o aumento da demanda, de foma constante a produção foi ampliada.

Em 1979 o nome do time foi alterado para Iran Khodro Diesel, sendo chamada por lá de Ikco Diesel. 

Atualmente os carros equipados com o motor OM 355/6, aspirados com 240 cavalos de potência modelo 1924 e o 2624. 

Comentários