![]() |
| Telesp foi um marco na comunicação de São Paulo em meados dos anos 90 (Reprodução) |
Serviço foi privatizado mas deixou um legado que não foi esquecido
BRUNO DAS
Atualmente é mais raro a pessoa utilizar o telefone em uma residência para fazer uma ligação ou dar um telefone qualquer que seja por causa do celular que dominou o mercado da comunicação de tal maneira em que tudo se faz com este aparelho. Mas há algumas décadas atrás, o telefone fixo dominou o mercado, os mais antigos devem se lembrar dos serviços oferecidos pela Telesp.
Tudo começou em 1973, as Telecomunicações de São Paulo (Telesp) estava entre as operadoras integradas de sistema da então estatal federal Telebras. No grupo também estava incluído prestadoras como a Telecomunicações do Rio de Janeiro (Telerj) e Telecomunicações de Minas Gerais (Telemig), entre outras que atuavam em cada unidade da federação.
A Telesp estava presente em SP em quase todas as regiões do território paulista (90% dos municípios paulistas). Ela também era responsável pelos orelhões que funcionavam em SP.
Foi a Telesp que começou a introduzir o serviço de telefonia móvel no país ainda em meados de 1993, através do celular.
Na segunda metade dos anos 90 a Telesp foi privatizada pelo governo federal. Mesmo com a privatização, a Telesp continuou seus serviços até 2008.
No Brasil, Telefônica comprou os serviços móvel e fixo da Telesp. A empresa marcou época e fez parte da comunicação em SP mas infelizmente sucumbiu a privatização e o avanço da tecnologia.

Comentários
Postar um comentário