![]() |
| Trem da série 5400 estão encostados em Presidente Altino (Reprodução) |
As seis composições estão encostadas em Presidente Altino
BRUNO DAS
Durante mais de três décadas a linha 8-Diamante teve em seu ramal os trens da série 5400, o famoso Fepasa como era chamado. Passado os anos, a tecnologia foi mudando e novos trens chegaram para o ramal e as composições foram paulatinamente desativadas, muitas desmanchadas e só sobraram seis composições.
Atualmente as composições se encontram encostadas no pátio de Presidente Altino, em Osasco. Cinco composições dela estão no local chamado "zona da morte", significa o lugar que muitos trens ficam para serem desmanchados depois.
![]() |
| O único trem padronizado pela ViaMobilidade foi chamado de "Bravo" ou B40, está em Presidente Altino mas fora da "zona da morte" |
De acordo com a Secretaria de Parceria e Investimentos por meio da CMCP em resposta ao portal METROCPTM disse que os trens foram tirados de circulação devido a falta de tecnologia que as composições tem e componentes como ar-condicionado. O órgão ainda informou que os trens estão obsoletos, devido a falta de componentes que tiveram a fabricação descontinuada complica mais ainda a situação dos trens.
A última operação do 5400 foi na extensão que liga a estação Itapevi a Amador Bueno. Atualmente o trajeto é feito por um trem da série 7000 dividido em quatro carros, sendo que o outro trem fica na reserva em Itapevi.
A CMCP informou que ainda não decidiu o que será feito com os trens e qual será o seu destino final ou se ainda serão realocadas em operação. Mas prometeu que o tema ainda será discutido.
![]() |
| Trem da série 7000 é o que opera no trajeto entre Itapevi e Amador Bueno |
HISTÓRICO DOS TRENS
Fabricados no final dos anos 70, a série 5400 veio da França e seu nome original é Francorail, as 20 primeiros vieram do país francês, os demais foram fabricados em Osasco pela FEPASA. Atuaram boa parte da vida na estatal e foram repassados para a CPTM, mas sempre operando na linha 8-Diamante e 9-Esmeralda, sendo o trem com maior número de vagões no estado de SP, 12 carros alocados.
Os trens começaram a operar na linha 8 em 1978 e ficaram até 2012, quando as composições foram desativadas e muitas desmanchadas, isso porque novos trens foram colocados no ramal (os trens da CAF). As seis composições que sobraram foram alocadas para a extensão da linha 8 que sai de Itapevi para Amador Bueno e o último trem da série 5400 ficou até o meio do ano passado quando foi substituído por um trem da série 7000, usuários que utilizam a extensão reclamam que o trem constantemente quebrava.



Comentários
Postar um comentário