Escandalo no INSS: embora o governo tenha iniciado a abertura de investigação, a culpa e as críticas recaem sobre Lula
![]() |
| Governo Lula iniciou a investigação mas isso não é o suficiente (Reprodução) |
PF iniciou a investigação por meio da ação do governo em denunciar as fraudes que ocorriam no INSS
BRUNO DAS
Um dos maiores escândalos de fraudes já visto na história foi desmantelado pela Polícia Federal por meio da ação do governo atual que liberou a denúncia e fez a investigação acionando a AGU (Advocacia Geral da União) e a PF começaram as investigações. A estimativa é que tenha causado prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre em 2019 e 2024.
Embora tenha sido o atual governo que denunciou a fraude ocorrida no INSS, a onde de desinformação, a fake news, além do vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira ajudaram para que a culpa da roubalheira ocorrida com os aposentados tenha recaído sobre o governo Lula. A extrema-direita afirma veementemente que no governo atual começou os escândalos, no entanto, o que se foi investigado pela PF foi que os desvios estavam acontecendo desde 2019, quando o presidente era Jair Bolsonaro.
A oposição convocou uma CPI para investigar o caso, mas no entanto, quer investigar a partir de 2022, não antes deste ano ou desde quando tudo aconteceu em 2019. Assim como fez no vídeo do PIX, o deputado federal Nikolas Ferreira gravou um vídeo e colocou toda a culpa em Lula e em seu governo, mesmo diante da reação de seus ministros e de vídeos que fizeram para rebater as mentiras do deputado mineiro.
O governo havia demitido o presidente do INSS Alessandro Stefanutto, após uma operação policial na semana passada que levou ao afastamento de servidores e à prisão de seis suspeitos ligados às entidades investigadas. Situação que sobrou para o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, este pediu demissão após os escândalo vir à tona e este ainda defender o fato de que ele (Lupi) que indicou a contratação de Stefanutto.
Embora a gestão de Lula em seu terceiro mandato não seja ruim como muitos tem apontado e à vista de Jair Bolsonaro tem sido até melhor, sua popularidade está em baixa, pois muitos apontam falta de comunicação do governo com a população principalmente se comparado com a extrema-direita, que domina como ninguém as redes sociais.
E para você que está lendo este texto, deixo bem claro que aqui não está defendendo o governo atual, mas elucidando os fatos. Cabe o senhor ou a senhora se conscientizar e procurar se informar sobre as informações com mais clareza, pois o que passamos atualmente na política é algo que pode num futuro que está mais próximo do que nunca custar muito caro as escolhas que serão feitas.

Comentários
Postar um comentário