Deputada quer barrar projeto do governo federal sobre alimentação saudável nas escolas

 

Roberta Roma (PL-BA) querer barrar projeto do governo Lula (Reprodução)

Na visão da parlamentar, projeto do governo Lula de alimentação saudável nas escolas 'vilanisa a indústria'


BRUNO DAS

Deputada federal Roberta Roma (PL-BA) quer barrar projeto do governo federal que prevê alimentação saudável nas escolas de iniciativa do governo Lula. A parlamentar tenta por meio de Projeto de Decreto Legislativo (PDL) suspender projeto do governo federal.

Esposa do ex-ministro e bolsonarista João Roma quer estabelecer diversas regras ofertas alimentos saudáveis em escolas. A principal é a limitação de alimentos ultraprocessados para a merenda de crianças e adolescentes.

A medida determina por exemplo que biscoitos recheados e refrigerantes seja limitado a 15% de tudo que é oferecido nas escolas. Já o limite anterior era de 20%, sendo que a meta é que caia para 10% em 2026.

As diretrizes do governo para a alimentação saudável nas escolas também determina que merendeiras e nutricionistas passem por formação de segurança alimentar. Uma parte importante do orçamento deve ser usada para compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, os orgânicos também serão valorizados.

Mas para a deputada federal Roberta Roma, as regras criadas pelo governo federal "vilanizam a indústria de alimentos e bebidas". Para a parlamentar não existiria alimentos bom ou ruim apenas dieta desequilibrada.


Comentários