Jornalista perseguido por Carla Zambelli agora pede indenização de R$ 2 milhões por danos morais

 

Carla Zambelli andou com arma ilegal no centro de São Paulo perseguindo o jornalista Luan Araújo (Reprodução)

A ação foi protocolada pela defesa de Luan Araújo na terça, 26, quatro dias após a parlamentar ter sido condenada pelo STF neste por maioria de votos


BRUNO DAS 

Em 2022 o jornalista Luan Araújo foi perseguido pela então deputada Carla Zambelli (PL-SP) à mão armada no centro de São Paulo e agora pede na justiça dois milhões de reais de indenização devido a danos morais. A ação foi protocolada na terça, 26, quatro dias depois da parlamentar ter sido condenada no caso pelo Supremo Tribunal Federal por porte ilegal de armas.

A defesa do jornalista conta como Zambelli e seu segurança, Valdeci de Lima Dias, acabaram perseguindo a jornalista e ainda atirado contra ele. Isso aconteceu após um debate sobre suas posições políticas, Carla defendia e ainda defende Jair Bolsonaro (era atual presidente e acabou perdendo as eleições de 2022) e Luan defendia Lula (que venceu o pleito contra o ex-capitão).

De acordo com a petição, a ex-parlamentar através de sua conduta violou os princípios fundamentais de direito, como dignidade da pessoa humana, inviolabilidade da vida e liberdade de expressão, além de possuir um viés racial. Como narra a ação, naquele dia 29 de outubro, véspera do segundo turno do pleito, Luan saía de um restaurante com amigos quando indivíduos começaram a gritar “Aqui é Tarcísio” em sua direção. As provocações aconteceram porque o jornalista usava um boné do MST (Movimento sem Terra). Então Luan rebateu dizendo: "Aqui é Lula, amanhã vocês vão perder", gritou Luan. Foi nesse momento Zambelli e seu segurança que estavam no local se sentiram ofendidos com as provocações e iniciaram uma discussão com o autor e seus amigos.

Para Luan, a idéia é ter a sensação de justiça e não é pelo dinheiro: "Esperei o julgamento no Supremo Tribunal Federal acabar para lutar pelos meus direitos na justiça. Não é pelo dinheiro, mas por toda a situação que me fez passar nos últimos três anos. Além disso teve o processo que ela (Zambelli) fez contra mim que é muito desgastante, me deixou muito mal, faço acompanhamento psicológico e aumentei a dosagem de remédios", disse ele.


Fonte: Veja 

Comentários