A cidade recebeu primeiro o trem espanhol 2100 e depois o famoso FEPASA, série 5000, ambos doados pela CPTM
BRUNO DAS
A cidade de Ribeirão Pires está recebendo trens antigos que foram um marco no estado de SP, todos já desativados e assim evitando que fosse para o desmanche. Primeiro foi o modelo espanhol 2100 (oriundo de 1998), em um bom estado de conservação, depois foi o 5000 (antigo FEPASA) fabricado na década de 70, este em péssimo estado, todos doados pela CPTM.
O último trem chegou recentemente no final de semana passada, o série 5000, que operou em boa parte de sua vida útil a linha 8-Diamante, sendo este o trem que mais teve carros (12 vagões) no estado de São Paulo. Começou a operar no ramal em 1977 e prestou serviços até 2012 entre as estações Itapevi e Julho Prestes, no entanto, o tempo, o desgaste e as quebras contínuas o fizeram ser inoperante, mesmo ficando ainda por um tempo após ser substituído pelos trens da CAF, alguns que sobraram ficaram na extensão de Itapevi até Amador Bueno, depois foram desativados, o mais bem conservado dos trens franceses está no pátio de Presidente Altino.
Já o trem da série 2100 (famoso espanhol) foi comprado na gestão do governador Mário Covas em 1998. Foi o primeiro trem com ar-condicionado, prestou serviço em diversos ramais e ficou na linha 10-Turquesa até ser substituído pelos trens da CAF, todos foram mandados para o corte e o que sobrou se encontram inoperantes.
A atitude da prefeitura de Ribeirão Pires causou revolta nos moradores que preferem obras de modernização na cidade do que receber o que muitos chamaram de "sucatas da CPTM". A idéia é ter uma espécie de museu para preservação.
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