![]() |
| Emissora foi pioneira no Brasil na transmissão da categoria americana (Reprodução) |
Categoria americana volta a emissora do Morumbi que tem uma história nas transmissões das corridas desde o final da década de 80.
Bruno Das
De forma oficial, a Band confirma a aquisição dos direitos de transmissão da Fórmula Indy em 2026, após um hiato de seis anos. O canal de Saad perdeu os direitos da F1 para a Globo em 2026.
A Indy que estava na TV Cultura até então estava tendo uma boa atenção da TV pública, inclusive usando a vinheta que por muitos anos foi usada pelo SBT quando transmitia na década de 90 e depois pela Record em 2001. Além da Cultura, a ESPN também transmiti as provas e vai continuar nas transmissões em 2026.
Já a Band foi a pioneira nas transmissões da categoria de origem americana no Brasil, isso ainda na década de 80, na voz do saudoso Luciano do Valle (1947-2014). Foi a Bandeirantes, como era chamada na época que transmitiu o título brasileiro de Emerson Fittipaldi, além de sua primeira vitória nas "500 Milhas de Indianápolis", isso em 1989.
Em 1993, a Bandeirantes perde os direitos de transmissão para a TV Manchete, que fica com o certame até 1995, quando o SBT, numa jogada de "mestre" de Silvio Santos, adquiri os direitos e ainda por cima tira o narrador da provas do canal, Téo José. É que na época, após a morte de Ayrton Senna (1994), a F1 estava em baixa na Globo, então Silvio viu o crescimento da Indy com bons olhos no Brasil para a sua emissora, onde ficou até o final de 2000.
Neste período houve a divisão da categoria onde a CART (Fórmula Mundial), esta a mais famosa ficou com o SBT, já a IRL foi para a Band. Em 2001, a Fórmula Mundial foi para a TV Record, onde teve a narração de Oscar Ulisses, em 2003 foi para a Rede TV e lá passou a ser chamada de "Champ Car" até que ainda em 2008, onde se fundiu novamente com a IRL e se tornou uma coisa só.
A Fórmula Indy então continuou na Band, onde Celso Miranda era o narrador, inclusive transmitindo o título do brasileiro Tony Kannan (2004), depois quando a volta de Luciano a Band (2006), o narrador assumiu as transmissões revezando com Téo José e Nivaldo Pietro, em 2014, vítima de um infarto fulminante no miocárdio, acontece a morte de Luciano do Valle. Téo José passou a ser o titular nas transmissões daquele ano em diante, em 2018 foi dispensado do canal e a Indy passou a ter transmissão de Celso Miranda, depois Eduardo Vaz.
Quando a Band adquiri os direitos de transmissão da Fórmula 1, a categoria perdeu força no canal saindo posteriormente e indo pra TV Cultura. Onde está até 2025.
Agora a Band tem a chance de reatar com o fã da Fórmula Indy que sentiu a saída da emissora das transmissões na época.

Comentários
Postar um comentário