![]() |
| Modelo MP4/6 do carro de Ayrton Senna, que conquistou a primeira vitória no Brasil (Reprodução) |
Modelo da McLaren que o tricampeão usou na temporada de 91 está à venda na casa de leilões RM Sotheby'S por R$ 80 milhões
Bruno Das
A McLaren foi uma equipe marcante para o automobilismo brasileiro, principalmente para o sucesso de Ayrton Senna, onde o piloto conquistou três títulos mundiais e um destes carros do time usado pelo tricampeão está à venda. Se trata do MP4/6, este que o brasileiro conquistou sua primeira vitória no Brasil, em Interlagos em 1991.
A casa de leilões RM Sotheby'S colocou o icônico carro à venda pelo preço de R$ 80 milhões. Modelo que é adornado com o #1, isso porque o brasileiro naquela época era o atual campeão.
O carro foi pilotado por Senna e o seu companheiro Gerhard Berger, este utilizou nos testes de pré-temporada, motor V12 da Honda, com câmbio manual. Ao final daquele ano, Ayrton foi tricampeão com o modelo.
O modelo foi projetado por Neil Oatley, sobre a direção de Gordon Murray. Motor Honda de 3,5 litros (V12), capaz de gerar 720 cavalos de potência 13.800 rotações por minuto.
COMO FOI A VITÓRIA?
Diante de uma pista encharcada pela chuva que não parava de vir no circuito de Interlagos, Senna que fez a pole e manteve a liderança, mas começou a ser seguido de perto por Nigel Mansell (Williams-Renault), pra piorar a situação, o câmbio do carro de Senna começou a falhar e mesmo com erro de Mansell que o fez abandonar a prova, Ayrton não teve uma corrida tranquila. Isso porque Ricardo Patrese (Williams-Renault) estava em segundo e começava a se aproximar, até que o problema de marcha do carro de Senna chegou ao ápice, o carro ficou preso na sexta marcha causando problemas e desgaste fora do comum ao brasileiro dentro do cockpit.
Mesmo assim o brasileiro conquistou a vitória mas na reta oposta de Interlagos, o carro de Senna parou e o brasileiro desgastado e com fortes dores após o esforço físico fora do comum que fez no carro, ainda desmaiou dentro do cockpit. No pódio após ser socorrido pelos fiscais e levado dentro do carro de segurança, depois do carro ficar parado na pista, Senna mal conseguia erguer o troféu, até que um enorme esforço conseguiu tal feito num pódio que tinha além do brasileiro, Patrese e Berger.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário